Lençóis Maranhenses registram recorde de visitantes em 2025

18 de fevereiro de 2026

recorde

As belezas únicas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses atraíram, somente em 2025, 656.388 turistas. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão, demonstram um novo recorde em número de visitas, e consideram as chegadas registradas nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro, onde estão localizados os acessos para o destino.

Os números superam o recorde estabelecido em 2024, quando os Lençóis Maranhenses receberam 491.658 visitantes. No comparativo entre os dois últimos anos, portanto, houve um salto de 41,28% no fluxo turístico das cidades que são utilizadas como base para o ecoturismo na região, conforme apurações das Secretarias Municipais de Turismo e do Observatório do Turismo do Maranhão.

Detalhes do novo recorde

As informações compiladas sobre o novo recorde de visitações aos Lençóis Maranhenses trazem recortes relevantes sobre o turismo na região. A maior concentração de visitantes ainda é registrada em Barreirinhas, que recebeu 361.717 pessoas em 2025. Em segundo lugar na preferência dos turistas está Santo Amaro, onde o número chegou à marca de 294.671 pessoas no mesmo ano.

Julho foi o mês do ano com o maior volume de turistas, quando 78.113 viajantes aproveitaram as lagoas de águas cristalinas para mergulhar no paraíso brasileiro reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Agosto e junho também registraram altos fluxos de turistas, com 66.462 e 52.662 visitantes, respectivamente, o que confirma o interesse pelas características sazonais do destino, que ocorre após o período de chuvas que favorece a cheia das lagoas.

Contudo, é importante observar que devido à biodiversidade da região e seus diferentes atrativos, além da proximidade com destinos da Rota das Emoções (clique aqui para conhecer), em todos os meses do ano são registrados fluxos turísticos, conforme dados a seguir: janeiro (4.233), fevereiro (7.251), março (13.785), abril (20.967), maio (32.456), setembro (41.505), outubro (18.381), novembro (12.114) e dezembro (13.788).

Revoada dos guarás é atração imperdível em Rota das Emoções, em meio às belezas do Delta do Parnaíba

Lençóis Maranhenses: destino para o ecoturismo em 2026

O Parque dos Lençóis Maranhenses tem sido cada vez mais citado em listas de destinos realizadas por diferentes periódicos e plataformas em todo o mundo, a exemplo da publicação do The New York Times, que elegeu o destino como um dos 52 lugares do mundo para se visitar, ainda em 2023. Já em 2026, a plataforma PlanetaEXO, que é especializada em viagens sustentáveis, elegeu os Lençóis Maranhenses como líder entre 15 destinos brasileiros ideias para o ecoturismo.

Com os crescimentos observados nos últimos anos, a tendência é que o turismo na região apresente um novo recorde de visitantes em 2026. Diante desse cenário e com o objetivo de preservar as características que tornam esse destino único e especial em todo mundo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está estudando, em parceria com as prefeituras municipais e diferentes entidades, limitar as visitas ao Parque.

A iniciativa, em andamento, busca um número balizador de visitantes que beneficiará o próprio público, já que o crescimento desenfreado pode impactar negativamente o contato com a natureza e causar danos ao solo, à vegetação e à fauna. Esse controle é fundamental, ainda, para a manutenção do título concedido pela Unesco, já que a organização avalia constantemente as práticas de conservação dos patrimônios.

Sustentabilidade e preservação: o equilíbrio para os Lençóis

Em meio ao recorde registrado e à necessidade de preservação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a VM Empreendimentos se destaca como a incorporadora-líder na região. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa se dedica a construções sustentáveis, que seguem rigorosamente às legislações ambientais, para apoiar o turismo e o desenvolvimento de toda a região.

Para conhecer mais sobre as oportunidades de investir em uma casa de temporada nos Lençóis Maranhenses e garantir novas rendas com os aluguéis em meio aos recordes de visitantes, clique em “Empreendimentos” no menu superior da tela e conheça imóveis que conectam as famílias à natureza de acordo com parâmetros de qualidade e sustentabilidade.

Village Buna Atins: condomínio de chalés construído pela VM Empreendimentos com lazer completo e heliponto na vila de Atins, em Barreirinhas

VEJA mais

18 de fevereiro de 2026

Lençóis Maranhenses registram recorde de visitantes em 2025

Recorde no turismo demonstra força de um dos destinos mais exuberates do mundo e traz reflexões sobre a importância da...

15 de janeiro de 2026

São Luís tem a 4ª maior alta nos preços de imóveis em 2025

A alta nos preços dos imóveis residenciais em São Luís chegou a 13,91% em 2025, conforme revelou o Índice FipeZAP....

28 de dezembro de 2025

Home staging: entenda estratégias para valorizar imóveis

Anfitriões e investidores utilizam técnicas de home staging para acelerar processos de venda e locação; saiba mais!...