Os avanços tecnológicos e a demanda por soluções que simplificam a rotina estão impulsionando o setor de minimercados autônomos no Brasil. Sinônimo de praticidade e comodidade, esses espaços ganharam força, principalmente, no período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, quando as idas aos mercados representavam riscos à saúde da população.
Boas ideias, contudo, se mantêm no mercado, e esses pequenos mercados seguem fazendo sucesso por todo o país. Imagina, por exemplo, esquecer o ingrediente de uma receita e ter a chance de encontrá-lo no minimercado do seu condomínio sem ter que sair das dependências do empreendimento? É justamente essa experiência que esse modelo de negócio busca entregar como valor.
Como funcionam os minimercados?
Os minimercados funcionam de forma similar a um comércio de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, mas tudo isso em escala reduzida. A variedade de produtos ofertados depende do espaço que é destinado ao funcionamento dos mercadinhos, e um dos pontos positivos é que eles podem ser montados em ambientes com diferentes metragens – mesmo aqueles (bem) pequenos.
Um fato muito interessante é que, na maioria das vezes, a empresa contratada para a gestão do minimercado fará um estudo junto aos moradores para entender quais são as principais necessidades no que tange aos produtos de primeira necessidade. Assim, é possível definir uma variedade de produtos mais adequada dentro do espaço disponível.
Entre os principais itens presentes estão snacks, pães, queijos e refrigerantes – alocados em espaços com refrigeração -, café, açúcar, temperos etc.. Mas, como visto anteriormente, essa variedade é completamente adaptada de acordo com o gosto e as necessidades da maior parte dos moradores.
O que é o conceito de honest market?
Os minimercados são sinônimos de conveniência. Com funcionamento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, esse modelo de negócio é completamente autônomo, de modo que não há a presença de um funcionário para fazer cobranças ou administrar as vendas. No entanto, não é só a tecnologia por trás do funcionamento desse segmento que impressiona, mas o conceito de honest market.
Em tradução para o nosso bom português, o mercado honesto significa que os próprios compradores fazem a gestão do pagamento dos itens por meio de caixas de autoatendimento. Diferentes empresas de gestão de minimercados afirmam que é baixa a incidência de furtos de produtos. Além disso, existem sistemas de monitoramento que identificam facilmente práticas desrespeitosas e ilegais.
Valorização imobiliária e implantação de mercados autônomos
A praticidade aos condôminos não é o único benefício dos minimercados. A integração desse modelo de negócio tende a valorizar os imóveis e o empreendimento por se tratar de mais um diferencial que se estende ao bem comum. Por se tratar de um investimento que deve ser feito inicialmente pelo condomínio, essa decisão é acertada junto aos moradores.
Na maioria das vezes, os condomínios recebem propostas de diferentes empresas e, nesse sentido, é imprescindível realizar uma análise bastante técnica, pois essa contratação envolve diversas questões, como a gestão completa de estoque – com garantia de que produtos perecíveis não ficarão vencidos -; implantação de tecnologias de monitoramento e controle de produtos; entre outros.
Os contratos junto às empresas gestoras dos minimercados estabelecem, ainda, os percentuais das vendas que serão destinados ao caixa do condomínio. Assim, é importante notar que a praticidade e a conveniência tornam-se também fonte de renda para a copropriedade.
Minimercados em empreendimentos VM
Em meio às tendências que entregam mais valor aos clientes, a VM Empreendimentos projetou a presença de minimercados em três lançamentos: o Serena Lençóis, condomínio formado por estúdios funcionais; o Palms Ville, primeiro condomínio de lotes de Barreirinhas com estrutura de resort; e o Delta dos Lençóis, localizado em Tutóia.
Para conhecer os detalhes desses empreendimentos que oferecem estruturas completas de lazer e integradas à natureza, clique aqui.



