A alta nos preços dos imóveis residenciais em São Luís chegou a 13,91% em 2025, conforme revelou o Índice FipeZAP. Com o resultado, a capital maranhense figurou na 4ª posição entre os municípios pesquisados, atrás apenas de Salvador (16,25%), João Pessoa (15,15%) e Vitória (15,13%), e com um crescimento superior à média registrada em todo o Brasil, que ficou em 6,52%.
O ano de 2025 consolida, portanto, uma constante valorização do mercado imobiliário de São Luís, já que, em 2024, a cidade registrou uma alta nos preços de 8,73%, ainda de acordo com os dados do Índice FipeZAP. Vale ressaltar que o levantamento é feito por meio da pesquisa média de preços de imóveis residenciais em 56 cidades brasileiras, considerando anúncios que são veiculados na internet.
O que explica a alta nos preços?
Especialistas do mercado imobiliário apontam que o cenário econômico brasileiro contribui para a alta nos preços em todo o país. Ainda que os juros tenham ficado mais altos ao longo do ano, o baixo patamar de desemprego (5,2%) permitiu a absorção desses aumentos e impulsionou a busca por financiamentos imobiliários atrelado ao aumento da renda.
Cenário ideal para investimentos
É importante observar que São Luís ainda ocupa a 10ª posição no que se relaciona ao preço do metro quadrado (m²), que, em dezembro de 2025, estava avaliado em R$ 8.617,00. Para investidores e famílias que buscam comprar um imóvel residencial, o momento é bastante propício, já que a tendência é que, em 2026, novas valorizações sejam apuradas em meio à expectativa de que a redução da Selic (taxa básica de juros) aumente a demanda por imóveis, entre outros fatores.
Em 2026, a VM Empreendimentos iniciará suas atividades na capital maranhense, com propostas diferentes, mas destinadas ao público de alto padrão. O propósito da incorporadora e construtora é privilegiar os moradores com um condomínio à beira-mar e o segundo inspirado em um novo Alphaville, mas com inovações que fazem parte da demanda atual do público da cidade.
Aluguéis ficam mais caros
O Índice FipeZAP também divulgou um levantamento que mostra o comportamento do preço das locações de apartamentos. Em todo o país, a alta nos preços em 2025 chegou a 9,44%, mais que o dobro da inflação (4,26%). O percentual, contudo, é menor que o registrado em 2024, quando os preços dispararam 13,50%. Em São Luís, os preços dos aluguéis subiram 13,17%, também acima da média do país.
Mais uma vez, o baixo índice de desemprego é apontado como um dos fatores que impulsionaram os preços. Para 2026, os especialistas esperam que o aumento do salário mínimo acima da inflação e a isenção do imposto de renda para cidadãos que ganham até R$ 5 mil podem favorecer essa sequência de alta nos preços de locações imobiliárias.




