Ventos constantes, águas rasas, dias iluminados e cenários paradisíacos. Juntas, essas características transformam Atins em um dos locais mais procurados para a prática do kitesurf nos Lençóis Maranhenses e de todo o Brasil.
O esporte aquático colore o horizonte com as chamadas pipas ou papagaios – kite em inglês. Com o auxílio de pranchas, os kitesurfistas velejam sobre as águas, em uma prática que traz benefícios para a saúde física, motora, mental e traz conexões com a natureza.
Localização estratégica
O vilarejo de Atins pertence à cidade de Barreirinhas, no Maranhão. O trajeto até a pequena e rústica vila, comparada a Jericoacoara, pelo seu estilo pé na areia, dura cerca de 2 horas. Embora a distância seja curta, de apenas 30 quilômetros, a chegada ao point do kitesurf nos Lençóis Maranhenses é feita por lanchas ou veículos 4×4, já que é necessário atravessar cursos d’água.
Os caminhos até Atins, contudo, revelam a beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, recentemente declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. É em Atins que está a foz do Rio Preguiças, onde o flume encontra o mar e o Oceano Atlântico.

Kitesurf nos Lençóis Maranhenses
O encontro do rio e o mar e as lagoas que se formam entre as dunas criam o cenário ideal para a prática de kitesurf nos Lençóis Maranhenses. No vilarejo, a praia de Atins, a foz do Preguiças e algumas lagoas onde a prática é permitida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade são os locais mais indicados e queridos pelos praticantes do esporte.
A constância de ventos na região permite que os kitesurfistas encontrem tempo bom durante boa parte do ano, sendo os meses entre junho e janeiro os mais indicados. Já para aquelas pessoas que desejam praticar o kitesurf em uma das lagoas dos Lençóis Maranhenses, é necessário se atentar ao período de cheia, que ocorre entre meados de junho e setembro.
Em Atins, escolas de kitesurf recebem os turistas interessados em iniciar as atividades de kitesurf nos Lençóis Maranhenses. As aulas contemplam desde os níveis iniciantes até os mais avançados. Um ponto importante é que, além de instrutores certificados para ensinar com segurança, as escolas também oferecem os equipamentos necessários para a navegação.
Tutóia
Outro ponto de encontro dos amantes do esporte é Tutóia. A cidade, conhecida como paraíso perdido do Maranhão, é um dos destinos da Rota das Emoções e integra, ainda, o Delta do Parnaíba. A rica biodiversidade encanta turistas, que aproveitam um litoral de praias rasas, além de cachoeiras, dunas e lagoas dos Lençóis Tutoienses e muito mais. Por isso, ao visitar a região, experimente praticar o kitesurf nos Lençóis Maranhenses e estender a sua aventura até Tutóia.
O que é o kitesurf?
O kitesurf, nos moldes como é conhecido hoje, nasceu como atividade recreativa em 1985, quando os irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux o adaptaram enquanto alternativa para o windsurf. O esporte traz característica não só do windsurf, como do próprio surfe e do wakeboard. No entanto, a história do desporto remete a influências anteriores.
Para praticar o desporto, são necessários os seguintes equipamentos: papagaio ou pipa, que é produzido com um material semelhante ao do paraquedas e tem formato de asa; a prancha, que pode ter diferentes formatos; o cinto ou trapézio, objeto que conecta o esportista à pipa; e, por fim, barra de controle com as linhas, utilizada pelo atleta para guiar a direção e a velocidade do kite.
A VM Empreendimentos
Em Atins, onde a prática de kitesurf nos Lençóis Maranhenses atrai milhares de visitantes, a VM Empreendimentos se dedica à construção de imóveis em condomínios de alto padrão. Recentemente, a construtora-líder na região inaugurou o Atins Ville Lençóis, que se conecta à atmosfera litorânea da região e oferece as melhores soluções em moradia.
Conheça o portfólio da VM Empreendimentos e saiba como investir nos Lençóis Maranhenses, um dos destinos que mais desperta viajantes do Brasil e do mundo que buscam experiências únicas e paisagens de beleza icônica.